O SINDICATO DOS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SATED/RJ, representado por seu presidente JORGE COUTINHO vem, dentre de suas inúmeras atribuições estatutárias, dentre as quais está a atuação com a comunidade artística ligada ao setor de audiovisual, por meio desta nota, manifestar sua contrariedade com o possível fechamento da Cinemateca Brasileira.

A grande preocupação e, ao mesmo tempo, inconformismo do SATED/RJ se dá em razão da Cinemateca Brasileira ser uma instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira, possuindo o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes.
Possui uma Biblioteca que reúne um acervo bibliográfico especializado em audiovisual brasileiro, que contem aproximadamente 2.300 títulos de revistas nacionais e estrangeiras, divididas em indicações de assunto.

Sua coleção de cartazes é composta por um conjunto documental que se refere a filmes nacionais e estrangeiros e a eventos sobre audiovisual. Os registros permitem compreender a produção de cartazes de divulgação cinematográfica, bem como conhecer um pouco do desenvolvimento da criação gráfica nessa área.
A Cinemateca Brasileira é, sem sombra de dúvidas, um instrumento cultural fundamental na difusão e no acesso à cultura, pois apresenta, ainda, uma diversidade de documentos produzidos, acumulados ou colecionados por pessoas ou entidades ligadas ao cinema brasileiro ao longo de suas trajetórias. São fotos, textos, desenhos, manuscritos, correspondência, objetos, que guardam em si grande carga de testemunho sobre seu produtor.

Mesmo diante da incontestável relevância social da Cinemateca Brasileira para todo o povo brasileiro, em reunião realizada no dia 29.05.2020 entre o Governo Federal e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), responsável pela gestão da Cinemateca, foi apresentada pelo Governo proposta de rescisão do contrato atualmente existente, com o consequente fechamento da Cinemateca e a inevitável interrupção de todos os projetos em andamento.

Sabedor que a Cinemateca Brasileira possui um papel central na democratização do acesso à cultura e na efetivação dos direitos culturais, direitos fundamentais e humanos consagrados em nossa própria Constituição Federal, o SATED/RJ se manifesta absolutamente contrário a qualquer medida que vise o fechamento da Cinemateca e que, por conseguinte, ponha em risco a efetivação dos direitos culturais, reafirmando a necessidade de suas atividades, cabendo ao Governo Federal fortalecê-la, mantê-la e garantir que siga cumprindo seu papel social e cultural em prol da população brasileira.

O SATED/RJ jamais deixará de se pronunciar diante de tais atos e não poupará esforços para combater quaisquer ações que visem vilipendiar a cultura.
JORGE COUTINHO

Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro – SATED/RJ