O Sated/RJ apresentou denuncia ao ministério público do trabalho com relação as precárias condições de trabalho e o pagamento de valores abaixo do piso, entre outras irregularidades para a categoria no evento do rock in rio. Podemos afirmar que o resultado vem sendo positivo.

Grupo vem realizando inspeções no local desde o primeiro dia do evento

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) criou uma Força-Tarefa para apurar irregularidades trabalhistas no Rock In Rio 2019. Desde o primeiro dia do evento, 27 de setembro, a equipe vem realizando inspeções no local.

O Rock In Rio é um evento que movimenta um número elevado de trabalhadores e em edições anteriores o MPT-RJ constatou inúmeras violações às leis e normas trabalhistas, inclusive situação de trabalho análoga à escravidão. Diante disso, um Procedimento Promocional (Promo) foi instaurado em 2017 a fim de desenvolver ações voltadas ao acompanhamento de todas as atividades destinadas à realização do evento.

A equipe está atuando em conjunto com os Auditores-Fiscais do Trabalho, da Fiscalização do Trabalho – Ministério da Economia, durante os dias de shows, em atividades de inspeção, diligências, audiências administrativas e outros atos que fizerem necessários no escopo de atribuição dos órgãos.

A força tarefa é coordenada pela procuradora do MPT-RJ, Juliane Mombelli, e conta com uma equipe composta de procuradores do Trabalho e assessores jurídicos.

“Nos primeiros dias de shows apurou-se falta de equipamentos de proteção, irregularidades na contratação de trabalhadores, falta de uniforme, dentre outras não conformidades, sendo que a maioria foi sanada pelas empresas responsáveis. Outros atributos trabalhistas ainda estão sendo verificados mediante análise de documentos. As inspeções serão realizadas em todos os dias do evento”, destacou a procuradora do Trabalho, Juliane Mombelli.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial