Ruth de Souza
Atriz do teatro, do cinema e da televisão

A primeira atriz brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz num festival internacional de cinema : Sinhá Moça, no festival de Veneza em 1954.

Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro. Até os 9 anos de idade viveu numa fazenda em Minas Gerais. Com a morte do pai, ela e a mãe voltaram a morar no Rio, em uma vila, no bairro de Copacabana.

Interessa-se pelo teatro e, em 1945, ingressa no Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Ela abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo sido a primeira atriz negra a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O’Neill. Em 1959, vive outro momento especial no palco, quando protagoniza Oração para uma Negra, de William Faulkner, com Nydia Lícia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.

Recebe bolsa de estudo da Fundação Rockefeller e passa um ano nos Estados Unidos, estudando na Universidade de Harvard e na Academia Nacional do Teatro.

Estreia no cinema em 1948 no filme Terra Violenta, baseado no romance Terras do Sem-Fim, de Jorge Amado. Participa de inúmeras produções, tais como Falta Alguém no Manicômio (1948), Também Somos Irmãos (1950), Ângela (1951) e Terra É Sempre Terra (1952). Em 1953, conquista reconhecimento nacional por sua participação em Sinhá Moça, o que impulsionou sua carreira de atriz cinematográfica.

Na década de 50, participa de radionovelas e começa a atuar nos teleteatros da TV Tupi. Na década seguinte, adquire sucesso na televisão com a telenovela A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior. Em 1968, integra ao elenco daTV Globo onde se torna a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela: A Cabana do Pai Tomás (1969). Até então, participa intensamente da teledramaturgia da emissora, atuando em diversas produções.