Faleceu na manhã do dia 12/01, o nosso irmão, amigo e companheiro Sergio Sanz.  Cineasta, diretor teatral e educador, filho do escritor e crítico de cinema José Sanz e da atriz Luíza Barreto Leite faleceu em consequência de problemas pulmonares.

Sergio Sanz foi professor de cinema na Universidade Gama Filho e na Escola Darcy Ribeiro. Dirigiu por duas vezes a Escola de Teatro Martins Pena, da qual é professor há 20 anos.

Em 2003 escreveu com Oswaldo Caldeira e Manfredo Caldas o livro “Contribuição à história do curta metragem brasileiro”

Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD e seu presidente em 1976.

Mais tarde também presidiu o Sindicato dos Artistas e Técnicos (SATED) do Rio de Janeiro na gestão de 1988 a 1991. Dirigiu o Centro de Tecnologia Audiovisual (CTAv) da Funarte de 1990 a 1995, e novamente no período 2003-2005.

Foi diretor do Departamento de Cinema e Video do MinC. Realizou todo o material didático em vídeo do projeto “Interação entre Comunidade e Escola” do Ministério da Educação.

Foi júri de vários festivais nacionais e internacionais, como os festivais de Havana, Viña de Mar, Brasília, Gramado, Fortaleza, etc.

A partir de 2006, passou a ser curador (com José Carlos Avellar) do Festival de Cinema de Gramado. Em 2007 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Cineastas.

SATED/RJ. se solidariza com a família e amigos de SÉRGIO SANZ

SÉRGIO SANZ
R.I.P. 12 jan 2019