Na última semana, Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio de Janeiro (Sated RJ), desembarcou em Brasília com uma missão significativa: representar a categoria de artistas no Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. A participação de Gross no conselho tem como foco principal a discussão de temas fundamentais, como a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão artística, bem como questões relevantes ligadas à radiodifusão, novas tecnologias e o impacto da Inteligência Artificial.

O Conselho de Comunicação Social do Senado é um órgão de grande importância no cenário nacional, responsável por aconselhar o Senado Federal em questões relacionadas à comunicação e à mídia. A presença de Hugo Gross nesse órgão é vista como uma oportunidade valiosa para os artistas e técnicos de espetáculos de diversões no estado do Rio de Janeiro e em todo o país.

Durante sua participação nas reuniões do conselho, Hugo Gross destacou a necessidade de proteger e promover a liberdade de expressão artística, um princípio fundamental para a cultura e as artes. Ele ressaltou a importância de garantir que os artistas tenham um ambiente propício para criar e expressar suas ideias sem censura ou limitações indevidas.

Além disso, no dia seguinte à sua participação nas reuniões do Conselho de Comunicação Social, Hugo Gross se reuniu com o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e sua equipe. Durante esse encontro, foram discutidos tópicos cruciais para a categoria, como a PEJOTIZAÇÃO, uma prática que afeta muitos artistas e técnicos, e a fiscalização das produções que não solicitam a devida liberação para suas atividades, incluindo a ausência de registro profissional de artistas.

Outros temas abordados incluíram a empregabilidade dos artistas e técnicos, buscando soluções para melhorar as condições de trabalho e a valorização desses profissionais. Essas discussões são essenciais para assegurar que o setor cultural e artístico continue a contribuir para a riqueza cultural do Brasil e para a economia do país.

Hugo Gross, como presidente do Sated RJ, demonstrou seu compromisso em representar os interesses da categoria de artistas e técnicos em espetáculos de diversões, bem como em promover um ambiente propício para a expressão artística e o desenvolvimento do setor cultural no Brasil. Sua participação ativa em Brasília e as discussões realizadas com autoridades governamentais são passos significativos em direção a um futuro mais promissor para todos os envolvidos nas artes e no entretenimento.