No dia 27 de março é comemorado o ” Dia do Circo “, quem passar pelo Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, das 10 às 12h , vai encontrar palhaços, malabaristas, equilibristas, homem-vulcão, mágicos e ventríloquos, que vão se apresentar em um Picadeiro improvisado. Além de uma lona de estrelas no chão, haverá o fechamento de lona nas grades do Convento de Santo Antônio, ao lado da banca de jornal do Largo do Carioca.

O evento é apenas para lembrar o ” Dia do Circo “, já que os artistas não têm nada para comemorar, e, sim, muito para reivindicar. A apresentação circense tem o apoio do SATED-RJ – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, através do Projeto SATED-Rio em Ação 2018.

*A luta dos circos itinerantes:* Famílias tradicionais circenses e circos itinerantes do Rio de Janeiro vão aproveitar o Dia do Circo para dar visibilidade à sua luta pela Lei do Alvará anual. A proposta visa adequar as exigências aplicadas aos circos para realização de suas turnês ou espetáculos, de forma a garantir que os circos circulem com mais facilidade e com menos gastos, além de proporcionar maior segurança ao público.

Com a especulação imobiliária e o surgimento de ‘novos’ entretenimentos, como a TV, internet e vídeos game, os circos itinerantes buscaram seu apogeu nas periferias, sendo, porém, inviabilizados nas grandes metrópoles, que os deixaram à margem das políticas culturais.